Guarda do Embaú está prestes a levar o título de Reserva Mundial do Surf

Guarda do Embaú está prestes a levar o título de Reserva Mundial do Surf

Até o momento, nenhuma praia brasileira recebeu a condecoração


A praia Guarda do Embaú, em Palhoça, na Grande Florianópolis está prestes a conquistar o título de Reserva Mundial do Surf. Até então, apenas sete lugares em todo o planeta têm essa condecoração e nenhum deles está no Brasil.

O processo de inscrição começou em julho de 2013, e o último contato feito com aAssociação de Surf e Preservação da Guarda do Embaú (ASPG) pela associação internacional foi no mês passado, informando que o processo está em análise e que a Guarda do Embaú continua no páreo.

A classificação é realizada pela associação internacional Save The Waves Coalitionque integra a National Surfing Reserves Australia e a International Surfing Association (ISA). A última é reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional como autoridade mundial do surfe.

As praias interessadas em receber a certificação são avaliadas em pré-requisitos como: qualidade e consistência da onda; características ambientais; surfe; cultura; história da região e apoio da comunidade local.

A ideia de inscrever a Guarda do Embaú foi do presidente da ASPG, Marcos Aurélio Gungel, conhecido como Kito. Desde então, a ASPG realiza campanha com cartazes, adesivos, camisetas, outdoor e rede social para a indicação da sua onda. De acordo com o site brasileiro especializado em surfe, o Waves, os surfistas João Capilé e Ricardo dos Santos já aderiram à campanha e apoiam a causa.

Ondas que até hoje ganharam o título ficam em Malibu e Santa Cruz (USA), Ericeria (Portugal), Manly Beach (Austrália), Huanchaco (Peru), Bahia Todos Santos (México) e Punta Lobos (Chile).

 

VIA: http://horadesantacatarina.clicrbs.com.br/sc

 

Comments

comments

Fabio Luis

Designer / Fotografo / VideoMaker

Deixe uma resposta